sexta-feira, novembro 06, 2009

“Eu Sou Eu e Minhas Circunstâncias”

De manhãzinha, passo pela da minúscula oficina do chaveiro. A porta da oficina mal passa de um metro de largura... rosto sério, lá está ele, o dono da oficina - magro, bigode grosso, camisa para fora da calça jeans bastante surrada. Antes que apareça o primeiro cliente, e varre o trecho de calçada subtendido pela estreita porta da oficina. E varre meticulosamente, escarafuncha com a vassoura piaçaba as gretas da calçada, e até olha em volta para ver se restou algum cisco.
Varre com o respeito que teria pela sala da sua casa... afinal, é dali, dessa absurda mesmice, que ele tira o pão de cada dia. Não é muito o ganho que entra por aquela porta estreita, mas, é uma vitória conquistada a cada dia... e sem suar o rosto: ele se amolda ao que faz!

Depois, guarda a vassoura num cantinho, e recolhe-se atrás da bancada, a fazer chaves, o dia inteiro... À tarde, vejo-o baixar a porta de ferro da oficina, com todo o cuidado. Dia seguinte, novamente varre a caçada... No circo da vida, ele trilha um círculo do mesmo diâmetro, sempre e sempre... Quem tem como ofício abrir portas, talvez tenha se habituado a não abrir certas portas em si mesmo; dúvidas não ajudam a quem vive da mão para a boca! Ele é a própria reafirmação de que o sujeito é o sujeito inteiro - ele é ele e as suas circunstancias. Eu, ele e as demais pessoas do verbo também - a vida é essa planura aborrecida....

[Penas do Desterro, 07 de novembro de 2009]

6 comentários:

Maria Helena Sleutjes disse...

Seus textos são sempre muito especiais e as circunstâncias as vezes, são fatais em nossas vidas, muito mais importantes do que podemos imaginar. Deixo meu grande abraço e convido-o para visitar meu http://veusdemaya.com.

Maria Helena Sleutjes disse...

De manhã vou para o meu site e de lá, visito os links dos meus queridos amigos escritores e poetas!! É muito bom pois vamos integrando uma rede bem selecionada. Não quer me linkar aqui e me acompanhar nestes voos?
Abração
Mhelena

Anônimo disse...

Voltei para pedir que você atualize este espaço tão especial.
Bjos

Maria Helena Sleutjes disse...

Estou aqui esperando novos textos!!!
Abraços

Maria Helena Sleutjes disse...

Fala, Carlinho!!! Estou esperando....

Carlinhos do Amparo disse...

Prezado Carlos,
tomei emprestada tua excelente cronica e a postei no meu blog.

Grato